sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Discipulado 2 – Novos Convertidos Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Plantado em Boa Terra

Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos.

Material:
 ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc  4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento?  Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Faça sua parte
                Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
                Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.
                No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
                Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
                Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.

Autoria do texto desconhecida.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...