quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Adolescentes - Lição 02: Não Seja Ignorante! (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem do tema da aula e do título da lição, lendo inicialmente I Coríntios 12.1 “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. Enfatizem por que razão Paulo tratou deste assunto com os irmãos de Corinto.
- Iniciem o estudo sobre os dons espirituais, utilizando a dinâmica“Presentes do Espírito Santo”.
- Depois, procurem explicar sobre cada dom, escrevam no quadro o nome de cada um deles; dessa forma os alunos, ao final da explanação, terão uma visão geral de todos os dons apontados na lição.
- Para finalizar a aula, façam a seguinte atividade:
Coloquem sobre uma mesa os nomes dos 09 dons e peçam para que os alunos agrupem os dons em 03 tipos, conforme estudado na lição.
Depois, dividam a turma em 02 grupos  e repitam o procedimento anterior.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Presentes do Espírito Santo

Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais

Material:
 03 caixas de presente
Nome dos dons digitados: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas, Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos, Palavra da Sabedoria,  Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas

Procedimento:

ANTES DA AULA:
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus, chamados de dons de elocução(os verbais): Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus, chamados de dons de inspiração ou de saber: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus, chamados de dons de Poder: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
DURANTE A AULA:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
- Quando for lido os nomes de todos os dons, falem que este será o tema da aula deste domingo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...