Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Adolescentes - Lição 03: Cristão passa por tribulação (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem o estudo do tema, colocando no quadro ou cartolina a pergunta do título da lição: Cristão passa por Tribulação?
- Falem sobre a palavra tribulação, apontado outras com mesmo significado, como problema, dificuldade, sofrimento.
- Falem: Gente, qual a opinião de vocês, o cristão passa por tribulação?
Aguardem as respostas. Depois leiam II Co 4. 8 e 9.
- Em seguida, afirmem que o cristão passa por dificuldade, sofrimento, tribulação e que este é o tema da aula de hoje, que se encontra na segunda carta de Paulo aos irmãos de Corinto.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula.
- Não se esqueçam de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você tem, isto é, após a apresentação dos sofrimentos que o Apóstolo Paulo passou, deixem espaço para que os alunos falem dos problemas que enfrentam atualmente. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tempestade

Objetivos:
 Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos na vida cristã.
Confirmar que temos socorro em Jesus, aquele que acalma as tempestades.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
03 metros de TNT azul
01 mesa pequena
01 fita adesiva

Procedimento:
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barquinho, usando a técnica da dobradura (aquela que eles  faziam quando criança).
- Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.
 - Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar necessário, utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.
- Falem para os alunos que o mar revolto representa as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas.
- Há também outras situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a tempestade. Leiam:  Mt 8.23 a 26.
- Façam uma oração pelos alunos, apresentando as dificuldades que eles estão passando.
- Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem a tempestade.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/