quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos Lição 02: Conhecendo Deus (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Lembrem aos alunos que na aula anterior, vocês orientaram uma atividade para eles efetuarem durante a semana.
Obs: Esta atividade fazia parte da dinâmica sugerida na aula anterior“Abrindo o Tesouro”.
Então, recolham a cópia dos 04 versículos e solicitem que os alunos falem os 02 versículos memorizados.
- Falem do tema da aula: Conhecendo Deus.
- Iniciem o estudo deste tema, utilizando a dinâmica “Desvendado o Mistério”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma participativa.
- Finalizem a aula, lendo o texto “Encontrando a Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula.

Dinâmica: Desvendado o Mistério

Objetivos:
Promover conhecimento sobre Deus.
Fortalecer relações interpessoais.

Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.

Procedimento:
- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.

- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e por que. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder com rapidez. Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com esta pessoa.
- Então falem que eles, os novos convertidos, também precisam conhecer Deus. Para isto, é necessário estudar as Suas características.
- Comecem o estudo sobre o conteúdo da lição, apresentado as características divinas.
- Em seguida, solicitem que os alunos apontem características de Deus.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão:
Encontrando a Deus
                Os turistas raramente tiram fotografias excepcionais. Eles poucas vezes procuram encontrar o lugar certo para conseguir o ângulo perfeito de luz nas condições adequadas do tempo. Para conseguir fotografias bonitas ao ar livre, fotógrafos profissionais têm o cuidado de observar a cena de ângulos diferentes, em estações diferentes e em horas diferentes do dia.
                Isto me faz perguntar se a razão pela qual muitas pessoas não conseguem ter a imagem clara da beleza e da glória de Deus é porque fazem julgamentos rápidos, sem grande concentração. Chegam a conclusões erradas sobre Deus, baseando-se apenas em más experiências com igrejas ou no encontro com alguém que se diz cristão, mas que não vive como tal. Eles fazem um mau julgamento de como o Senhor é, e se afastam sentindo-se desiludidos.
                A busca de Deus envolve mais do que uma observação casual. O rei Davi falou ao seu filho Salomão: “Se você o buscar, o encontrará...”(I Cr 28.09). O salmista disse: “como são felizes os que....de todo o coração o buscam!”(Sl 119.2). E o autor aos Hebreus escreveu que Deus “recompensa aqueles que o buscam”(11.06).
                Para ver e conhecer a Deus em toda a Sua plenitude e glória, não podemos nos aproximar dEle como turistas. Precisamos buscá-lo em todos os momentos, com todo o nosso coração. Julie Ackerman
Fonte do texto: Nosso Pão Diário

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...