quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pré-adolescentes – Lição 03: Os dons da Igreja (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem o estudo do tema, aplicando a dinâmica “Presentes do Espírito Santo”.
- Depois, falem sobre o que é dom, características dos dons, finalidade dos dons, de quem são os dons e quem recebe os dons.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Dons”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Presentes do Espírito Santo

Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais.

Material:
03 caixas de presente
 Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.

Procedimento:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
- Quando for lido os dons que manifestam a sabedoria de Deus, falem que este será o tema da aula deste domingo.
- Quando for lido sobre os dons que manifestam o poder de Deus, falem que este será o tema da  próxima lição (07).
- Quando for lido sobre os dons que manifestam a mensagem de Deus, falem que este assunto pode ser inserido na lição 08.
- Para concluir, leiam I Co 12.01,04,07 e 11 e falem da importância dos dons para a Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Dons

Objetivo: Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais

Material:
Nomes dos Dons Espirituais digitados
06 envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)
Observação: Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na parte de baixo do envelope;  repetir este mesmo procedimento para o Grupo 2.

Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos
- Entreguem para cada grupo as cartelas misturadas com os nomes dos dons Espirituais.
- Agora, entreguem para cada grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma identificação: Dons de Poder, Dons de Revelação ou Dons de Elocução.
- Forneçam as seguintes orientações:
Eles deverão colocar dentro dos envelopes as cartelas a que se refere a identificação do envelopes.
Só poderão começar após a autorização do professor.
Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
O tempo para realização da atividade é de apenas 02 minutos. Após este tempo os grupos deverão entregar os envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma cartela.
- Após o recebimento dos envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os envelopes, na seguinte ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução, para os dois grupos.
Quando o professor pegar o envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para a turma, fazendo um certo suspense e perguntando para  a turma está certo? Devem ser anotados quantos estão corretos. Logo em seguida, o professor deve abrir o envelope Dons de Poder do Grupo 02. Depois, os demais envelopes.
- Para concluir, os pontos desta atividade devem ser somados. O professor deve declarar qual o grupo que ficou com o 1º.  e  2º. lugar.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...