quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Jovens e Adultos: Lição 09: O Prenúncio do Tempo do Fim (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Prenúncio do Tempo do Fim.
- Falem: O texto bíblico base da lição está no capítulo 8 do livro de Daniel e refere-se a descrição da 2ª. visão de Daniel. Façam um relato da visão.
É interessante que vocês apresentem figuras dos animais ou outro recurso visual, pois a associação do que é falado com o que se vê melhora a retenção da aprendizagem.
À medida que a leitura for realizada, falem o que simboliza:
Os dois animais: o carneiro e o bode.
A luta dos dois animais dentro do contexto profético.
Os chifres do carneiro – 01 menor que o outro
Os chifres quebrados pelo bode
Os 04 chifres menores
O pequeno chifre
O tempo do fim
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Começo, Meio e Fim”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Começo, Meio e Fim

Objetivo:
Relembrar o momento inicial de ingresso no Reino de Deus, a permanência e a esperança na 2ª. vinda de Jesus.

Material:
Palavras digitadas: Início, Meio e Fim
01 Bíblia
01 par de sapatos

Procedimento:
- Dividam os alunos em 02 grupos e formem 02 filas, uma de frente para outra.
- Coloquem no início da fila a palavra “Começo” e no final a palavra “Fim”. No meio, coloquem o par de sapatos.
- Se coloquem no “início” e falem: Estudamos sobre reinos que tiveram início, meio e fim. Também temos uma história com início, meio e fim.
- Falem, ainda: Nós tivemos um momento especial quando ingressamos no reino de Deus, através do evangelho, aceitando o sacrifício de Jesus. Podemos dizer que este foi o ponto inicial de uma vida em comunhão com Deus(neste momento pequem a Bíblia, simbolizando o ingresso na vida cristã).
- Hoje,  vocês estão caminhando nesta jornada (vão até onde está o par de sapatos) na esperança da 2ª vinda de Cristo, o tempo do fim. Agora, apontem para o final da fila.
- Enquanto esperamos a volta de Cristo, estamos lutando com alegria, dificuldades, vitórias, gozando de bênçãos espirituais.
- Agora, peçam para os alunos falarem sobre o início da sua vida cristã, sua experiência atual que representa o “meio” da estrada e como tem se portado esperando o tempo do fim – a 2ª vinda de Cristo.
- Os alunos devem se posicionar no “início”, depois no “meio” para falar de forma objetiva dessa experiência, utilizando os objetos descritos no item material.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Como utilizar bem o tempo de aula da EBD
Não perca tempo!
Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da Escola Bíblica Dominical. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado.
            Você já parou para pensar nesse tempo de aula da EBD, relacionando a totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto a muitas formas de informação e influência? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma das formas de utilizar bem o tempo da aula da EBD é realizar o planejamento de ensino, para que o momento da aula seja ocupado com o estudo e com atividades importantes e consistentes para o tema a ser abordado. A outra forma é executá-lo com sucesso.

Ao iniciar a aula, mantenha um contato com os alunos, de forma breve. Na parte inicial das lições que são publicadas neste blog, coloco repetidamente algumas sugestões de como realiza-la, que deve acontecer antes de começar o estudo da lição. Com certeza, você já deve conhecer!
Em seguida, faça a introdução do tema, também de forma rápida, situando o aluno no contexto da lição, associando o tema com aulas anteriores, estimulando o aluno para o que vai ser estudado neste dia. Lembre-se de que a aula não começa aqui, pois já teve seu início naquele momento inicial, já citado no parágrafo anterior.
Depois, utilize o tempo com o desenvolvimento da lição, mantendo o foco da aula, com a explanação do tema a ser estudado e execução de atividades relevantes. Utilize métodos variados e técnicas adequados ao assunto e para os alunos.  Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste blog, textos sobre diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.
Para conclusão da aula, reserve um tempo para fazer o fechamento da lição, enfatizando os pontos mais importantes, levando o aluno a refletir sobre estes ensinamentos para sua vida prática. Daí, a necessidade de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você tem, desde a o desenvolvimento da lição, para que neste momento de finalizar a aula, o aluno possa também fazer suas próprias conclusões.
Não há necessidade de uma rigidez temporal cronometrada pelo relógio de forma exagerada, para a execução das 03 partes da aula – a introdução, o desenvolvido e a conclusão. É necessário apenas um olhar atento e cuidadoso para que não haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para uma aula de 60 minutos: reserve 10 minutos para a introdução, 40 minutos para o desenvolvimento, 10 minutos para a conclusão, aproximadamente.
Há professores que não planejam a lição, nem têm cuidado com o tempo de aula e pode achar que 50 a 60 minutos é um grande intervalo temporal para a aula. Então, começa a contar histórias pessoais ou de outrem, divaga pelo assunto sem objetivo, quando percebe o tempo já passou e resta pouco tempo para coisas importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo de aula ocupado, mas foi mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição, destacando os pontos mais importantes para trabalhar primeiro, depois os outros pontos serão abordados. Planeje a aula, não improvise.
O professor, tendo conhecimento de como dividir o tempo de aula, não desperdiçará este momento precioso de ensino da Palavra de Deus, saberá o que vai realizar dentro da organização previamente feita e o tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula, utilizando bem o tempo!

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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