terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que Ensinam Lição 11: Preparado para o combate? (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Hoje estamos estudando a 11ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a segunda carta de Paulo a Timóteo.
- Iniciem o estudo, colocando sobre uma mesa ou no quadro as figuras de: filho, soldado, atletas, lavrador, obreiro, vaso e servo, depois solicitem para que 07 alunos pequem as figuras(01aluno – 01 figura) e leiam as  referências que estão por traz da figura.
Filho – II Tm 2.01
Soldado – II Tm 2. 2 – 4
Atleta – II Tm 2.5
Lavrador – II Tm 2.6
Obreiro – II Tm 2.15
Vaso – II Tm 2.20 a 21
Servo – II Tm 2.24
- Após a leitura, coloquem as figuras no quadro e reflitam com os alunos sobre o que representa cada uma delas para o cristão. Não se esqueçam de contextualizar cada figura com o tipo de aluno que você tem, dessa forma a aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Armadura”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Armadura

Objetivo: Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.

Material:
01 figura de 01 soldado
Quadro ou cartolina
Papel ofício
Caneta

Procedimento:
- Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.
- Agora falem: O cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui armas especiais para a caminhada cristã.
Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
Observação: Vejam abaixo um texto com o significado dos elementos da armadura do cristão.
- Agora, escolham um aluno e coloquem nele os elementos da armadura, que podem ser confeccionados de jornal ou outro material.
- Depois, falem: O Diabo tem suas armas para investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus(apontem para o aluno com a armadura), ele está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
- Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.

Indicação de Leitura
Significado dos elementos que compõem a Armadura do Cristão

Cinturão da Verdade: Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.

Couraça da Justiça: Satanás ataca frequentemente o nosso coração – o centro das nossas emoções – dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama… Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.

Sapatos da prontidão para divulgação do Evangelho: Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inútil e desprezível que o peso dessa tarefa é muito grande e que as respostas negativas serão demasiadamente difíceis de ser controladas. Mas os sapatos que Deus nos deu representam a motivação para seguir proclamando a verdadeira paz que está disponível em Deus, e somente Nele. Essas são as boas novas que todos precisam ouvir.

Escudo da Fé: O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege sobre as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstancias e saber que a suprema vitória é nossa.

Capacete da Salvação: Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, Jesus e da salvação. O capacete protege as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós: A nossa salvação.

Espada do Espírito/Palavra de Deus: A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus – A Sua Palavra.
Fonte do texto: Meditar na Bíblia

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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