terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que Ensinam Lição 13: Bom é ter amigos! (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Hoje estamos estudando a última carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a carta endereçada a Filemom.
 - Em seguida, trabalhem as seguintes perguntas:
Quem era Filemom?
Um homem rico, senhor de escravos, membro da Igreja de Colossos
Qual o objetivo da carta?
Convencer Filemom a perdoar Onésimo, seu escravo que havia fugido para Roma, recebendo-o como irmão.
Por que Paulo pediu para que houvesse este perdão?
Onésimo converteu-se através da mensagem pregada por Paulo
O que aconteceu com Onésimo?
Volta para falar com Filemom, levando a carta, em companhia de Tíquico, um cooperador de Paulo
 - Depois que vocês trabalharem estas respostas, façam uma encenação desta situação:
Onésimo com correntes simbolizando um escravo, corre e se esconde.
Paulo encontra Onésimo, fala do amor de Deus para ele, que aceita o evangelho e fala da sua situação de fugitivo.
Paulo escreve a carta.
Onésimo retorna.
Desfecho: O perdão de Filemom a Onésimo, Filemom retira as correntes e abraça-o aceitando de volta como irmão em Cristo.
- Falem: Aqui vemos uma demonstração de companheirismo, amor, amizade de Paulo por Onésimo. Depois, falem sobre os laços de amizade, a importância de ter amigos e refletir sobre as influências positivas e negativas desses relacionamentos.
- Agora, utilizem a dinâmica “Árvore dos Amigos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Árvore dos Amigos

Objetivo: Refletir sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas desses relacionamentos com os amigos.

Material:
01 desenho de um tronco de uma árvore
Desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola
Desenho de fruto para cada aluno
01 cesta

Procedimento:
- Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
- Falem que vocês precisam montar uma árvore dos amigos. O que está faltando?
Aguardem as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes dos amigos.
- Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e solicitem que escrevam o nome deles.
- Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
- Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os frutos!
- Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam nele os resultados de suas amizades.
- Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e trabalhem cada ponto levantando.
- Para concluir falem sobre a amizade e o cuidado de Paulo com Onésimo e depois leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...