terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje Lição 13: O Tempo da Profecia de Daniel (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Tempo da Profecia de Daniel.
- Depois, trabalhem o tema observando os seguintes pontos:
O tempo da profecia
O anjo Miguel
A ressurreição dos mortos
A recompensa dos justos
O castigo dos ímpios
A ciência se multiplicará
A profecia selada
- Depois, trabalhem a dinâmica “O que você escolhe?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O que você escolhe?
Objetivo:
Refletir sobre atitudes negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.
Promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o Arrebatamento.

Material:
01 mesa
01 lixeira
01 caixa dourada
02 pedaços de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa e uma lixeira.
- Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos escrevam ações, à nível pessoal:
Negativas que precisam ser retiradas
Positivas que já existem e que precisam ser reforçadas
Não é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.
- Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.
- Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se referir a coisas positivas deve ser colocado em um caixa dourada e o que for negativo deve ser colocado na lixeira.
- Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável para o salvo deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus. Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42)
- Agora, leiam:
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(I Pedro 1:15).
“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar fazendo assim”(Lc 12:37)
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
 
Sugestão para conclusão do Trimestre

Realizar uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel
No livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
- Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
- Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
- Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os 03 amigos de Daniel na fornalha.
- Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
- Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os 4 jovens no palácio do rei.
- Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um brinde.
- Se possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o debate ou palestra.
Para organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de leitura do texto “Mostra Cultural na EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que devem ser observados para que a exposição seja um sucesso.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...