Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tema da Preleção: Ensinando Como Jesus e Aprendendo Como os Bereanos


Referências Bíblicas: 
Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele essas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem... E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que o não trouxestes? 
Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem” – João 7.32,45,46 
Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11 – ARA). 

Reflexão 
“Para continuar ensinando, é preciso continuar aprendendo”. 

  1. O ensino no Antigo e no Novo Testamentos 
a) No NT:  
a1) “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19,20).  
a2) Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4.23). 
a3) “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7 – ARC) 
a4) “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos” (2 Tm 4.13 – ARC). 

b) No AT: 

  1. Ensinando como Jesus: 
Ao observarmos o ministério de ensino do Senhor Jesus, muito temos a aprender com o nosso Amado Mestre; encontramos no NT algumas características notáveis na maneira como o Mestre Supremo ensinava: 
  1. Jesus com amor – Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mc 6.34). 
  1. Jesus ensinava de modo novo e com autoridade – Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Mc 1.27) 
  1. Jesus ensinava as Sagradas Escrituras – Lc 24.27,44 
  1. Jesus ensinava uma verdade nova à partir de uma verdade já conhecida do povo. 
  1. Jesus ensinava usando uma linguagem simples, comum à Ele mesmo e àqueles que o ouviam. 

  1. Aprendendo como os bereanos: 
Ainda que a referência feita aos bereanos na Bíblia seja por demais curta, podemos extrair algumas preciosas lições do pequeno testemunho à respeito deles deixado por Lucas, em Atos, de modo que possamos seguir o seu exemplo no processo de aprendizagem: 
  1. Eles receberam a Palavra 
  1. Eles receberam a Palavra com toda a avidez 
  1. Eles examinaram as Escrituras, isto é, confiram-na por si mesmos 
  1. Eles examinaram as Escrituras com perseverança – “todos os dias” – diz a Bíblia.

Baixe Roney Perfil 2015.jpg (52,1 KB)Autor: Prof. Roney Cozzer