quarta-feira, 11 de março de 2015

Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança Lição 11: Não Darás Falso Testemunho (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre o 9º. mandamento: Não Darás Falso Testemunho.
- Trabalhem inicialmente a abrangência deste mandamento, como a mentira, a calúnia, declaração falsa, fuxico.
Para exemplificar, leiam o texto “Penas ao Vento”, que oportunizará a reflexão sobre as consequências da mentira e do falso testemunho.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Neste momento, utilizem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” (Lc 6.31).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mentira tem perna curta

Objetivo: Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.

Material:
Um pequeno texto(postado no procedimento)

Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa livraria e escolhi várias coisas para comprar: 03 revistas de lições bíblicas de adultos do 1º. Trimestre de 2015, sendo uma de professor e 02 de aluno; 01 revista Discipulando, 01 revista de Juvenis, 01 revista de Adolescentes, 01 de Pré-adolescentes; 03 livros, 100 folhetos evangelísticos, 05 cartões de mensagem. Fui para a fila do caixa para pagar, havia 6 pessoas na minha frente, mas quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e a pessoa do caixa disse que eu teria que esperar. Pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar, não prestar falso testemunho. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e atitudes.
Ideia original da técnica do “telefone sem fio” desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo

Texto de Reflexão
Penas ao vento

Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui, um jovem levantou falso testemunho, inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.
Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sacerdote para conversar e pedir orientação. O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
- Você está realmente arrependido deste ato?
O jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia acusado.
            - Bem, respondeu o confessor, então peço que você faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto da montanha e soltar as penas ao vento.
 - Só isso? Admirou-se o rapaz.
- Sim. Depois volte aqui.
No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote disse:
- Agora você está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.
O jovem olhou sem entender e disse:
- Mas isso é impossível.
- Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca, a mentira, falso testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém!
Que tal espalhar esta história por aí como penas ao vento?

Autoria do texto desconhecida.

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