quarta-feira, 8 de abril de 2015

Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia Lição 02: Fui Injustiçado (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Fui Injustiçado.
- Falem que este título nos remete a um episódio relatado na Bíblia ocorrido com José e seus irmãos.
- Para estudar o tema, utilizem um filme sobre o personagem bíblico José, apresentando apenas a parte dos sonhos e a reação dos irmãos dele.
Com antecedência, assistam ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais importantes para apresentar para os alunos. Vejam de que forma vocês vão exibir o filme, vejam a disponibilidade de equipamentos para tal fim.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Reflitam sobre os sonhos e as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem que Deus está no controle de todas as coisas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Árvore do Sonho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Árvore do Sonho

Objetivo: Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar concretizá-los.

Material:
 1/2 folha de papel ofício e caneta.

Procedimento:
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a figura ao lado.
É comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
- Agora, solicitem o seguinte:

Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, no ENEM, comprar um objeto etc.

 Ao lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações, ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.

No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado, projetado.
- Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...