É imprescindível a implementação de um currículo de educação cristã na Escola
Dominical. Não há como educar eficazmente sem um programa que oriente a seleção
dos conteúdos, os exercícios de fixação da aprendizagem, e as atividades
escolares. Diga-se de passagem, todas as práticas e vivências educativas são
organizadas a partir de um currículo previamente estabelecido. Sem ele tendemos
à perda de propósito, tempo e eficácia; ficamos à mercê das entediantes rotina
e improvisação.
O que é um currículo?
Currículo é a soma dos resultados da aprendizagem planejada e alcançada por uma
instituição de ensino. É um modo de organizar as práticas educativas. Pode-se
também dizer que o currículo é a síntese dos conhecimentos e valores que
caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido
no ambiente escolar.
Na prática, o currículo é um grupo de assuntos que constitui um curso de
estudos, planejado e adaptado às idades e necessidades dos alunos. Enfim, é um
meio educacional para atingir os objetivos de ensino.
O que é um currículo de Escola
Dominical?
Em termos simples, podemos dizer que o currículo de Escola Dominical é formado
por um conjunto de dados, relativos à aprendizagem bíblico-teológica,
organizado para orientar as atividades da ED, as formas de executá-las e suas
finalidades. A concepção de currículo neste particular inclui desde os aspectos
básicos que envolvem os fundamentos doutrinários e teológicos da educação
cristã até os marcos teóricos e referenciais técnicos que a concretizam na sala
de aula. Vejamos quais são as principais características de um currículo de
Escola Dominical:
Principais
características de um currículo de Escola Dominical.
Filosofia
própria.
Ninguém ensina em ambiente neutro. Por isso, todo currículo tem uma filosofia;
uma ideologia. Há sempre uma abordagem específica para o ensino, que reflete um
conjunto de suposições e pressuposições sobre a natureza e o propósito da
educação.
A
educação cristã, por exemplo, firma-se em uma concepção bíblica da realidade,
da verdade, e da moralidade, como base para seu conteúdo curricular e prática
educativa.
Abrangência.
Reúne diversas matérias, atividades, vivências, recursos, formas de avaliação
etc. Uma única matéria não pode ser chamada de currículo. Um determinado
livro-texto ou revista de Escola Dominical não constituem um currículo. Há um
sentido de progressividade e completude em relação às faixas etárias.
Harmonia e unidade.
As matérias reunidas deverão ser ideologicamente orientadas. Todo currículo
deve ter o sentido interdisciplinar. As matérias devem estar interligadas.
Deverão visar à formação integral do aluno.
Encadeamento
lógico.
Há uma
seqüência lógica, ou seja, os temas são encadeados, e não entrecortados.
Flexibilidade.
Há a possibilidade de o professor reescrever o conteúdo curricular, adaptando-o
à realidade, necessidades e expectativas de seu público-alvo.
Nenhum currículo é
perfeito. Mas isso não significa que seja preciso mudar os fundamentos
filosóficos e pedagógicos do currículo, ou mesmo substituí-lo. O professor
poderá readaptá-lo e torná-lo plenamente aplicável à sua classe.
Como funciona o
currículo CPAD de Escola Dominical.
Para cada fase de estudos há uma quantidade de informação (conteúdo didático)
adequada à capacidade de assimilação e aproveitamento por parte do aluno. O
conteúdo é dosado criteriosamente, de modo que ao atingir a idade adulta, o
aluno conclua o curso bíblico elementar. O sistema funciona como numa escola
secular. A partir dos primeiros meses de vida (berçário), a criança passa por
todas as fases do programa, sem repetir nenhuma lição, desde que sua
transferência para a classe da faixa etária seguinte seja feita corretamente,
até chegar à faixa etária de jovens e adultos.
Por exemplo: Após passar pela classe do Berçário e concluir o currículo de
Maternal (3 e 4 anos), com oito revistas, o aluno recebe um certificado de
conclusão, sendo transferido para a faixa etária seguinte, Jardim de Infância
(4 e 5 anos), com 8 revistas. Daí em diante repete-se o processo, passando de
uma faixa para a outra , até chegar a classe de jovens e adultos.
Se você tem maior interesse sobre o
tema, favor solicitar mais informações pelo e-mail:
prof.marcostuler@faecad.com.br
Fonte: Pr. Marcos Tuler - CPAD