O que cabe ao professor:
1. Preparar cada lição com dedicação. Cada momento de estudo traz novas experiências que edificam o professor.
2. Contextualizar o que está sendo estudado. O que enriquecerá a lição e o aluno saberá aplica-la em sua vida cotidiana.
3. Estudar a lição até que possa domina-la com linguagem familiar. O produto final do pensamento claro é o falar claramente.
4. Não descansar enquanto não compreender claramente a lição
5. Ensinar a lição que domina. Não se aventure a trabalhar um conceito que não está bem claro.
6. Ao estudar a lição use as perguntas: que? como? Por que? Para auxiliar na compreensão do texto.
7. Pesquisar outras fontes para melhorar a compreensão do conteúdo.
8. Se possível escreva o que entendeu da lição, ou converse com alguém que pode acrescentar informações e experiências.
A Lição:
A verdade a ser ensinada deve ser aprendida através de alguma verdade já conhecida. Devemos buscar um ponto conhecido, mostrando certa semelhança do novo com algo conhecido ou já familiar.
O aprendizado deve processar por passos gradativos.
Algumas recomendações:
1. Descubra o que seus alunos sabem do assunto que você lhes vai ensinar, este será o ponto de partida.
2. Aproveite o conhecimento e experiência dos alunos.
3. Anime-os a aclarar e refrescar o conhecimento que já tem, lançando mão das expressões e palavras deles sobre o assunto.
4. Comece com ideias ou fatos que sejam do conhecimento dos alunos, para que as novas informações sejam acrescentadas.
5. Relacione, quanto possível, cada lição com as anteriores e com o conhecimento e experiência dos alunos.
6. Disponha a sua apresentação de tal forma que cada passo de uma lição conduza fácil e naturalmente à lição seguinte.
7. Os passos da lição devem ser proporcionais às idades e avanços dos alunos. Não desanime suas crianças com lições ou exercícios muito longos, e nem deixe de despertar e conservar o interesse dos alunos mais velhos dando-lhes lições por demais simples e fáceis.