- Falem: Hoje estamos estudando a 6ª. carta de um conjunto de 13, escritas por Paulo. O estudo será sobre a Carta de Paulo aos irmãos da Igreja de Filipos, ressaltando o tema da alegria em toda e qualquer circunstância. A carta de Paulo ao Filipenses é conhecida como a epístola da alegria.
- Dividam a turma em 03 grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos para sentir alegria?
Estipulem um tempo de 05 minutos para os grupos.
- Depois, organizem a turma em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de aniversário). Encham uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
Falem: há pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância (neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de alegria e tristeza).
Falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos alegria. Mas na aula de hoje, o estudo é sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
- Para trabalhar sobre os obstáculos à alegria, utilizem a dinâmica “A Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Alegria está no ar
Objetivo: Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Material: Cadeiras para cada aluno, CD player ou outro objeto que emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo, com a parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
Reflexão sobre a alegria, o entusiasmo do início da atividade.
No início havia cadeiras para todos, a alegria está disponível para todos.
Quais os obstáculos para continuar na brincadeira? Somente a retirada da cadeira? Houve algum motivo diferente? Algum colega empurrou? Você não procurou?
- Para encerrar falem sobre os obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo