Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

“O Avivamento nos Dias do Livro Esquecido”

                       “O Avivamento nos Dias do Livro Esquecido”
2 Reis 22.8

INTRODUÇÃO
            Precedido por dois ímpios reis, que governaram a nação de Judá de forma hedionda, Josias, assumindo agora o trono de Judá, age totalmente diferente.
O cronista bíblico afirma que ele reinou sobre Judá 31 anos, tendo começado a reinar com a idade de oito anos apenas. Com apenas 16 anos de idade (no oitavo ano do seu reinado) começou a buscar ao Senhor (2 Cr 34.3) e iniciou um reforma espiritual em Judá quando tinha apenas 20 anos (2 Cr 34.3).

I – UM FATO INESPERADO!
            Ao enviar o secretário (ou escrivão, como consta em outras versões) Safã ao Sumo Sacerdote Hilquias com a finalidade de tratar da questão da coleta das ofertas para a manutenção das obras de restauração do templo, o Sumo Sacerdote dá conta de que havia encontrado algo muito especial: Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu”.

II – O QUE ACONTECE QUANDO A PALAVRA DE DEUS É ENCONTRADA?
            Percebemos na leitura do texto bíblico, na narrativa que encontramos ali, que houve surpresa por parte do sacerdote Hilquias, do escrivão Safã que recebeu e leu o livro da Lei (possivelmente se tratava de um exemplar do Pentateuco, ou do livro de Deuteronômio) e principalmente da parte do rei Josias. Depreendemos disso que este Livro Santo achava-se perdido há tempos! Certamente jazia como um objeto esquecido no interior do templo, mas agora, achado!
O que acontece quando a Palavra de Deus é encontrada? Procurarei responder a esta pergunta com base no próprio texto bíblico em que está embasado este esboço, considerando que hoje, em pleno século 21, quando a Bíblia é de longe o livro mais impresso, mais publicado, mais vendido e mais lido no mundo inteiro, além de ser também o mais traduzido, é também o Livro que está “esquecido” por milhares de cristãos em nosso tempo. Nesse sentido, a Bíblia encerra um verdadeiro paradoxo!

Quando a Bíblia é encontrada:

Ø  Ocorre avivamento genuíno! Avivamento que vem pelo reconhecimento do pecado, pela convicção de pecado, pela convicção de que precisamos ser restaurados por Deus! Diz a Bíblia: Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes” (2 Re 22.11).  Podemos afirmar, sem medo de errar e tendo como testemunhas a História Bíblica e a História da Igreja, que não há avivamento sem o retorno genuíno às Sagradas Escrituras!

Ø  Ocorre quebrantamento. Lemos mais adiante, nas palavras da profetiza Hulda, quando ela fala em relação ao piedoso rei Josias: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor” (2 Re 22.19). “O teu coração se enterneceu”, “te humilhaste perante o Senhor”, “rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim” são expressões que denotam uma atitude de quebrantamento perante o Senhor. Deus não resiste à um coração quebrantado! O profeta Isaías afirma: Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15).

Ø  Ocorre o adiamento do juízo divino. Deus prometeu a Josias que seus olhos não veriam o mal que Ele permitiria vir sobre Judá, como castigo por sua rebeldia, dado o seu arrependimento e contrição perante o Senhor (2 Re 22.19,20). Lembremo-nos do grande avivamento ocorrido em Nínive, que prorrogou o juízo divino em aproximadamente 100 anos! (Jn 3.5-10).

Ø  Ocorre atenção às verdades eternas reveladas na Bíblia. Como é maravilhoso lermos o testemunho que o próprio Deus, através da profetiza Hulda dá à respeito do rei Josias: “Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor, ao ouvir o que falei contra este lugar e contra seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.
Portanto...” 
(2 Reis 22.19-20 na NVI). Notemos as expressões bíblicas: “o seu coração se abriu”, “você se humilhou... ao ouvir o que falei...” Quando isto ocorre também em nossas vidas, isto é, quando nosso coração se abre diante das límpidas verdades da Palavra de Deus, quando nos humilhamos diante do Senhor, temos o “Portanto” de Deus, palavra que no contexto da passagem bíblica que estamos analisando indica mudança de atitude da parte de Deus, mudança no sentido de abençoar e não amaldiçoar!

CONCLUSÃO
            Valmir Nascimento, em artigo publicado no CPAD News1, cita a seguinte pesquisa: “Pesquisa realizada pelo editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Oswaldo Paião, revela uma verdade inconveniente para o mundo evangélico: cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. Foram entrevistados 1255 pessoas de várias denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. A desculpa alegada? Falta de tempo”.  O teólogo e pastor, Gilvan Pereira, em sua apostila O Que é Preciso Para Tornar-se Um Verdadeiro Obreiro? (obra que tive o prazer de editar e diagramar), falando sobre a vida devocional do obreiro, faz o seguinte alerta: “Reserve um tempo. Sim, pode parecer impossível encontrar até mesmo dez minutos extras em seu dia agitado. Mas a verdadeira questão é: Quão importante para você é sua relação com Deus? Você consegue tempo para refeições e outras coisas que considera importantes. O dia tem exatamente 1.440 minutos; você não consegue descobrir nem mesmo dez deles para estar com seu Pai celestial? Não espere até ter um tempo livre; você provavelmente não terá nenhum! Em vez disso, reserve um tempo certo todos os dias, um tempo em que você esteja descansado e não seja interrompido (mesmo que inicialmente sejam apenas alguns minutos). Não espere até estar com sono ou preocupado demais. Deus não merece os melhores minutos do seu dia?” (p. 21). No artigo citado aqui, continua Valmir Nascimento: “Caros amigos, ao ler tal pesquisa lembro-me de outro estudo realizado pelo instituto George Barna, conforme relato de Charles Colson e Harold Ficket (A fé em tempo pós-moderno): 70% dos norte-americanos não são capazes de citar cinco dos dez Mandamentos; 50% dos jovens do último ano do ensino médio pensam que Sodoma e Gomorra eram casados. Recordo-me, ainda, daquela velha anedota segundo o qual alguns crentes pensam que as espístolas eram as esposas dos apóstolos (ou esposa do apóstolo Paulo), e que Jesus tocava um intrumento por nome esquife.
É cômico, porém, lamentável, percebermos tal analfabetismo bíblico entre o povo cristão. Alegar falta de tempo para leitura da Bíblia é uma desculpa por demais esfarrapada. Calha, então, relembrar as palavras de Paulo ao jovem obreiro Timóteo: ”Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade..” 2Tm 2.15”.

Em Cristo,
Roney Ricardo

____________________________
1 – Site CPAD News.
Link: http://cpadnews.com.br/blog/valmirnascimento/?POST_1_30_++++++UMA+PESQUISA+INCONVENIENTE+SOBRE+PASTORES+E+LEITURA+DA+B%EDBLIA.html
Acesso em 09/12/12
  Fonte: http://wwwblogfundamentosinabalaveis.blogspot.com.br/