Introdução
A totalidade da história do reino de
Israel é contada nos dois livros de Samuel e nos dois livros de Reis. Os livros
de Crônicas contam a mesma história.
1. A divisão do Reino – 1 Reis 12.1 – 2 Reis 17.41
As rebeliões que
ocorreram depois da morte de Salomão resultaram na divisão do império davídico.
Ao norte, dez tribos se rebelaram contra a dinastia de Davi, que reinavam em
Jerusalém, e estabeleceram um reino sob a liderança de Jeroboão. Roboão, filho
de Salomão, reinou apenas sobre as tribos de Judá e Benjamim, e Jerusalém
continuou a ser a capital dessas duas tribos.
2. Reino do Norte.
O Reino do Norte
durou aproximadamente dois séculos (931-722 a.C). Mudanças nas famílias reais
ou dinastias ocorriam com bastante frequência. Para o propósito de nosso
estudo, os acontecimentos no reino do norte podem ser convenientemente
divididos como demonstrado a seguir.
Dinastia de Jeroboão – 931 a 909 a.C.
|
1 Reis
12-15
|
Dinastia de Baasa – 909-885 a.C.
|
1 Reis
15-16
|
Dinastia de Onri – 885-841 a.C.
|
1 Reis
16-22; 2Reis 1-9
|
Dinastia de Jeú – 841-751 a.C.
|
2 Reis
10-15
|
Últimos reis de Israel – 752-722 a.C.
|
2 Reis
15-17
|
O Reino do Norte durou pouco mais de
duzentos anos. Foi destruído pela Assíria em 722 a.C. As dez tribos foram
deportadas e desapareceram da história.
2. 1. A religião do Reino do Norte.
Jeroboão, o
fundador do Reino do Norte, visando ao propósito de manter separados os dois
reinos, adotou como religião oficial a adoração aos bezerros no seu reino
recém-formado. Os bezerros chegaram a representar simbolicamente que Israel era
independente de Judá, de Jerusalém e da família de Davi. Seus dois centros
religiosos principais eram Betel, no sul, e Dã, no norte.
Sempre havia a tendência de os
israelitas participarem do culto à divindade Cananéia, Baal. Esse culto foi
ativamente promovido por Jezabel, mas enfrentou a oposição ativa dos profetas Elias e Eliseu, bem como do rei Jeú.
2.2 Baal
1. Quem era Baal. Era o deus
supremo dos cananeus. Em hebraico, Baal significa senhor. Seus adoradores
acreditavam fosse o ídolo o responsável pela abundância da terra e pela
fertilidade do ventre. Em Peor, região de Moabe, havia uma versão local dessa
divindade, que era adorada conjuntamente por moabitas e midianitas. Foi nessa
localidade de Sitim, bem defronte de Jericó, que Israel rompeu a aliança com o
seu Deus, pondo-se a cultuar a Baal. 2. Como Baal era
adorado. Sendo o deus da fertilidade, seu culto era marcado pela crueldade e
por uma devassidão que envergonharia até Sodoma e Gomorra. Em suas cerimônias
havia: 1) sacrifícios de vítimas humanas; 2) orgias e os mais inimagináveis
desregramentos; 3) e, logicamente, louvores a Baal.
3. Personagens.
3.1.Acabe, rei de
Israel
Acabe foi um rei
politicamente forte e muito poderoso, mas muito fraco na moralidade pessoal.
Ele fez alianças com Fenícia, Judá e Síria e levantou Israel como uma nação. No
entanto, ele permitiu que sua esposa e rainha, Jezabel, uma mulher estranha
para Israel, tanto na nacionalidade quanto na prática religiosa, promovesse
idolatria em Israel. Isso provocou a ira de Deus e levou à queda de Acabe. Ele
juntou-se a sua rainha na prática de idolatria, no entanto se humilhou diante
de Deus ocasionalmente. Ele morreu em batalha em 853 a.C.
3.2. Jezabel
Jezabel é uma das personagens femininas mais intrigantes do Antigo
Testamento. Inteligente, dominadora e hedonista, ela viveu contrária a tudo o
que o seu nome significa. No hebraico, 'Iyzebel quer dizer “casta”,
todavia essa rainha é conhecida na história bíblica como mulher impudica e
idólatra.
Jezabel era uma
princesa sidônia, filha do poderoso Etbaal (no hb. “com Baal”) – um poderoso
rei da Fenícia – adoradora de Baal-Melcarte, um falso deus fenício, e rainha de
Israel durante o reinado de Acabe, cerca de 870-853 a.C. (1Rs 16.29-31; 18.19).
Embora a Lei
Mosaica proibisse o casamento com os povos pagãos, o incrédulo Acabe casou-se
com a mais poderosa e vil mulher da Fenícia. Este casamento não fora realizado
pelos sacerdotes diante do Senhor, mas pelos sacerdotes de Baal, diante desta
mesma divindade (1Rs 16.31). A confiança de Acabe não estava mais em Iavé, mas
nos acordos diplomáticos. Por isso casou-se com Jezabel, a fim de ratificar o
acordo diplomático feito por Onri, seu pai.
Esta união, no
entanto, trouxe a ruína moral, espiritual e social do reino do norte, Israel. A
capital Samaria tornara-se a partir de então o centro religioso do culto a Baal
e a Astarte, contendo no palácio 450 profetas de Baal e 400 sacerdotisas de
Astarote ou Asera (1Rs 18.4). Isto significa que não apenas foram mortos os
profetas, mas também muitos sacerdotes fiéis a Iavé. Neste período lúgubre, o
palácio transformou-se em antro de luxúria, malandragem, excessos e vícios
sexuais. Tudo com a participação do rei Acabe, da rainha Jezabel e dos profetas
e sacerdotisas de Baal e Astarte. O paganismo de Jezabel unia prostituição e
homossexualismo com religião e religiosidade. Esta é uma das principais razões
pelas quais Jezabel é conhecida como prostituta. E na verdade o era,
entretanto, uma hieródula, ou prostituta sagrada. É impossível desassociar o culto
pagão ao casal herogâmico Baal e Astarte da prostituição sagrada, da
falolatria, dos sacrifícios de crianças, das ervas alucinógenas, feitiçaria
entre outros desvios (2Rs 9.22). E, segundo a tradição fenícia e canaanita, o
rei e a rainha eram elementos indispensáveis nessas festividades, pois a
presença deles assegurava o favor das divindades cultuadas. A rainha Jezabel
incitava o rei Acabe para fazer o que era “mau aos olhos do Senhor”, diz o
redator das crônicas dos reis (1 Rs 21.25).
Uma das primeiras
iniciativas da rainha Jezabel foi exterminar os profetas do Senhor e colocar no
palácio os sacerdotes, sacerdotisas e profetas de Baal e Astarte. Depois,
preocupou-se em matar os poucos servos de Deus que lhe resistiam o poder
inconteste. Assim, começa a perseguir Elias, o único profeta ainda a lhe
resistir o poder publicamente (1Rs 18 e 19) e, mais tarde, o indefeso Nabote
(1Rs 21.14).
A vida impudica de
Jezabel recebeu a justa retribuição divina pelo modo como morreu. Leia 2 Reis
9.30-37. O nome desta mulher tornou-se sinônimo de idolatria, falsos profetas,
prostituição, falsos ensinos, tolerância ao pecado, perseguição aos servos de Deus,
heresias entre outros. É com esse sentido que o nome Jezabel aparece em
Apocalipse 2.20.
3.3. Elias
Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho
Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus
ou a Baal.
A vida do profeta Elias girou em
torno do conflito entre a religião do Senhor e a religião de Baal. Sua missão
era levar os israelitas a reconhecerem sua apostasia e reconduzi-los à
fidelidade ao Deus de Israel.
O modo corajoso do profeta Elias
falar ao rei Acabe e denunciar a impiedade de Israel fez dele um profeta
exemplar, e a pessoa mais qualificada daquela época para ser um exemplar modelo
do precursor de Jesus Cristo. Elias era um restaurador e um reformador, empenhado
em restabelecer o concerto entre Deus e Israel. A coragem e a fé patentes em
Elias não têm paralelo em toda a história da redenção. Seu desafio ao rei
Acabe, sua repressão a todo o Israel e seu confronto com os 450 profetas de
Baal foram embates que ele os enfrentou dispondo apenas das armas da oração e
da fé em Deus.
3.4 Eliseu
O ministério de Eliseu era conhecido não apenas por todo o povo de
Israel, mas também na Síria, bem como em Judá e Edom. Por causa da cura de
Naamã e do encontro peculiar com os exércitos siros, Eliseu foi reconhecido
como “homem de Deus”, até mesmo em Damasco, capital da Síria. Próximo ao fim do
reinado de Jorão, Eliseu visitou a cidade para informar a Hazar de que seria o
próximo rei da Síria (2 Rs 8.7-15).
Uma série de
acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de
conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do
Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres. Milagres
de Eliseu ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma
afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias,
Eliseu foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o
Deus vivo.
Postado por Eduardo Sousa no link http://ensinadorcristao.blogspot.com.br/