Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula terá o objetivo de refletir sobre o que vemos e o lemos.
Escrevam no quadro os nomes dos meios de comunicação discriminados a seguir: Internet, televisão, cinema, teatro, música, rádio, revista, jornal, telefone fixo e celular etc.
- Perguntem: Quais os meios de comunicação mais utilizados por vocês?
Leiam I Ts 5.21 : “Examinai tudo. Retende o bem”.
- Reflitam sobre os pontos positivos e negativos de cada meio de comunicação, partindo do princípio do seu conteúdo para a formação do caráter do adolescente.
Para cada meio de comunicação, escrevam no quadro aquilo que deve ser “ligado” ou “desligado”. Cuidado com os exageros!
Deixem claro a importância dos meios de comunicação e a necessidade de utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
- Para concluir a aula, apresento sugestão de duas atividades:
1 – Elaborar frases ou cartazes sobre o tema estudado, para isto disponibilizem papel ofício ou cartolina, pincel atômico etc.
2 - Elaborar a letra de uma música, utilizando a melodia de um hino conhecido, com o objetivo de alertar sobre o mal e o bom uso dos meios de comunicação.
Depois, os alunos devem apresentar atividade. Se possível, gravem ou filmem esta apresentação.
Vocês conhecem o valor pedagógico da música como recurso de ensino? Leiam o texto pedagógico abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico: A Utilização da Música como Recurso de Ensino
No Tom da Aprendizagem
Auxilia de forma significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
- Facilita a aquisição e fixação de conteúdos.
- Desenvolve o raciocínio, a memorização e sequencia de fatos.
- Amplia o vocabulário.
- Desenvolve a coordenação motora, noção espacial e equilíbrio, quando acompanhada de movimentos.
- Promove a interação, socialização e descontração.
- Proporciona momento de louvor e adoração a Deus.
Fonte: Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz