Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre o consumismo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Consumismo”, que tem por objetivo refletir sobre o consumo exagerado e suas consequências.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição, de forma contextualizada ao tipo de aluno que você tem, procurando também a participação dele durante a aula!
- Para finalizar, organizem com os alunos algumas dicas de como economizar, mesmo recebendo pouco dinheiro, como no caso deles, a mesada que recebem ou outras fontes de recurso.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Consumismo
Objetivo: Refletir sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Material: Tablóides de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.
- Distribuam 01 tablóide para cada aluno.
- Falem: Olhem o tablóide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam comprar e depois somem.
- Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as respostas.
- Em seguida, realizem uma série de questionamentos, tais como:
Há necessidade de comprar todos os objetos?
Eles são prioritários? São realmente necessários?
Quando os pais dizem não, qual sua atitude?
Você pede, exigi que seus pais comprem algo porque está em promoção, mesmo quando não há condições de comprar?
Seus pais cedem ao seu pedido, mas a compra parcelada ou no cartão vai comprometer o orçamento doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros? Comprar uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
- Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se excedeu, questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
- Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
- Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o desejo de possuir algo para não ser diferente dos colegas.
- Leiam I Tm 6. 9 e 10.
Fonte: Por Sulamita Macedo - http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/