Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Antes dos alunos, chegarem coloquem pela classe várias figuras de relógio ou mesmo relógios tipo de cabeceira, para representar o tempo(tema da aula).
- Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de qualquer coisa. Na internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página ainda não abriu. A um clique, já se espera que o que se procura já esteja ali de imediato. Há uma urgência para tudo!
Urgência, pressa para tudo? Será?
Esta lição nos adverte para a espera. O quê? Esperar? Isto! Esperar pois há tempo para todas as coisas.
- Trabalhem o tema da aula, refletindo sobre os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação dos alunos.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite para cada aluno.
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar, profissional e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os jovens devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem: O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.