Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Tô sem vontade!
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
- Trabalhem outros pontos da lição, além dos já abordados na dinâmica, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não deixe a bola cair
Material:
01 bexiga( balão de aniversário) para cada aluno
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
01 saco de lixo
Chocolates ou balas
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam algo que eles desejam alcançar. Depois fazer um rolinho com o papel e colocar dentro da bexiga e encher a bola.
Não se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem os nomes deles na bola, usando caneta e sem fazer uma força.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que elas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e vejam o nome e entreguem ao dono.
Orientem para que não estourem a bola.
Quando todos estiverem com suas bolas, falem: O tema da aula de hoje trata sobre o ânino, desânino, falta de coragem, perseverança diante dos desafios.
- Vamos agora sentar e pensar um pouco sobre o que tem a ver esta brincadeira com a aula de hoje?
Então, reflitam e conversem com os alunos sobre:
Jogar a bola para cima: representa as atitudes positivas, de ânimo.
Não deixar a bola cair: este momento representa a persistência que devemos ter quanto lutamos por alguma coisa.
- Agora, falem: cada aluno deverá cuidar de sua bola até o final da aula, não estourando, não deixando que ela voe.
- Ao final da aula, vejam quem cuidou do seu sonho, de sua bola e deem um chocolate ou bala.
Depois, falem sobre o que isto pode significar: ter atitude, vontade, ânimo, paciência para esperar a concretização dos desejos, dos objetivos, ficando feliz pela doce conquista.
- Para, finalizar peçam para que os alunos estourem as bolas e recolham todos os papéis e entreguem para vocês. As bolas estouradas deverão ser colocadas no saco de lixo.
Com os papéis na mão, façam uma oração pelos alunos.
Por Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura: Leiam 02 textos sobre o sono na adolescência, que servirão de subsídio para vocês nestes temas abordados nas lições.
Texto 01: Adolescência e qualidade do sono
Excesso de sono pode não ser preguiça: mudanças hormonais e maus hábitos provocam maior sonolência
Se você é pai ou mãe de adolescente e está preocupado com o sono excessivo do seu filho, saiba que existe uma resposta para toda esta sonolência que passa muito longe da simples preguiça ou desprezo pelos estudos.
Segundo afirma o coordenador do Laboratório de Sono do Hospital Português, Francisco Hora Fontes, as necessidades de sono do adolescente são bem diferentes do padrão estabelecido para outras faixas etárias.

Fontes acrescenta que a tendência à excessiva sonolência diurna é mais marcante na adolescência do que na infância. Nesta fase da vida, também passa a existir uma predisposição para ir dormir mais tarde.
Tal predisposição, continua Hora Fontes, deve-se a modificações no ritmo cronobiológico dos adolescentes, também realçado por influências comportamentais, o que resulta em períodos insuficientes de sono.
"Esta privação crônica de sono irá determinar cansaço ou desejo de dormir durante o dia, grande dificuldade para acordar pela manhã, bocejos e adormecimento em sala de aula, como também, em situações mais graves, irritabilidade, ansiedade, baixa auto-estima ou até mesmo depressão", pontua Francisco Hora.
Além do mais, ainda existe a sensação, entre os adolescentes, de que dormir é uma perda de tempo, durante o qual eles poderiam estar curtindo a vida ou passando por experiências, na opinião deles, mais interessantes.
"Hoje em dia, por exemplo, é muito difícil disciplinar o uso noturno da internet pelos adolescentes e é óbvio esperar rapazes e moças com baixa produtividade e queda de rendimento cognitivo no dia seguinte o que, em algumas estatísticas, aponta até para uma maior ocorrência de acidentes automobilísticos entre jovens, em determinadas horas".
O especialista recomenda que os jovens atentem para a importância de evitar noites em claro, prolongamento do sono diurno, acordar depois do meio-dia, praticar atividades esportivas no período noturno e usar descontroladamente o celular e internet durante a noite.
Texto 02: Sono na adolescência
O dormir na adolescência é tão importante quanto em qualquer outra fase da vida, já que durante o sono importantes funções cerebrais ocorrem e o corpo se prepara para as atividades do dia. Portanto, o sono é vital para o bem estar, tanto quanto alimentar. Os adolescentes levam de cinco a dez minutos para “pegar no sono” e, geralmente, precisam dormir em torno de 9 horas e meia por noite para desenvolver bem suas atividades diárias na escola e em casa.
O ideal é que, se estudam pela manhã, procurem ir para a cama mais cedo. Quando isto não acontece, pelo fato do jovem ficar acordado até mais tarde, seja no computador ou na televisão, quebra o ciclo natural do sono, criando uma série de situações conflituosas em casa, na escola e com ele mesmo. Sempre necessita da ajuda de um despertador ou de alguém da família para acorda-lo, está sempre atrasado para os seus compromissos e tem dificuldade de se manter alerta durante as aulas. Porque se privar do sono necessário, passa a sentir sonolência durante o dia e não sentir ânimo para estudar ou praticar esportes.
A privação do sono nesta fase pode ter como consequências:
- Limitar a capacidade de aprender, escutar, concentrar e resolver problemas, provocando baixo rendimento escolar.
- Levar ao comportamento agressivo e à impaciência com os colegas, professores ou membros da família, gerando situações de conflito e ansiedade.
- Provocar a ansiedade e fazer com que o jovem coma em demasia, levando ao ganho de peso.
- Sonolência diurna com cochilos, atrapalhando o adolescente na realização de suas tarefas diárias.