- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre fatos que ocorreram quando Jesus pregava na Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Andando com Jesus na Judeia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Andando com Jesus na Judeia
Objetivo: Estudar sobre os acontecimentos do ministério de Jesus na Judeia.
Material:
13 figuras de pés em tamanho grande(pé direito e esquerdo)
Frases digitadas(vejam no procedimento)
01 mala pequena ou outro objeto semelhante
Papel ofício e lápis
Procedimento:
- Coloquem no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Debaixo de cada pé deve estar colado uma das seguintes frases:
Jesus no templo de Jerusalém
Parábola dos Trabalhadores maus
Parábola das bodas
Parábola do servo vigilante
Parábola das dez virgens
Devo pagar tributo?
No céu vai haver casamento?
Qual é o maior mandamento?
Cura dos cegos
Ressurreição de Lázaro
Paralítico de Betesda
Perseguição
- Aguardem os alunos. Observem as reações deles quando eles chegarem e virem o caminho formado pelos pés.
- Depois, falem: O ministério de Jesus também foi realizado na Judeia. E, na aula de hoje, vamos caminhar com Jesus por este caminho.
- Peguem a mala, abram e mostrem que está vazia. Por quê?
Leiam Lc 10.04 “Não leveis bolsa...”
- Depois, coloquem a mala no final do caminho.
- Falem: Jesus passou pela Judeia e neste lugar várias coisas aconteceram. Vamos conhecer?
- Então, peçam para que um aluno retire a 1ª primeira figura do pé e leia o que está por trás dela. Isto deve acontecer até a quinta figura do pé.
Depois, falem: Jesus ensinava por parábolas. Então falem resumidamente sobre as 5 parábolas e seu significado.
- Agora, peçam para que 03 alunos retirem as 03 figuras de pé seguintes.
Falem: No seu ministério Jesus fazia perguntas, mas estas perguntas lidas por vocês foram feitas para Jesus. Mas, quais as respostas de Jesus para estas indagações?
Leiam o que Jesus respondeu para eles.
- Agora, peçam para que 03 alunos peguem 03 figuras de pés, deixando apenas a última.
Os alunos devem ler e depois falem sobre mais outros milagres de Jesus, além daqueles estudados na lição anterior.
- Agora, outro aluno retira o último pé e ler. Em seguida, falem sobre as perseguições que Jesus sofreu.
- Falem: Nesta caminhada com Jesus, na Judeia conhecemos vários acontecimentos: o zelo dele pelo templo, a forma de ensinar usando parábolas, as respostas dele às perguntas feitas, os milagres e perseguições.
- Peguem a mala e falem: Vamos encher a mala com coisas que aprendemos com Jesus nesta caminhada?
Então aguardem as respostas dos alunos, escrevam num papel e coloquem dentro da mala.
- Depois, falem: Na caminhada cristã, precisamos ter como bagagem os ensinamentos do Mestre.
Por Sulamita Macedo.