- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o ministério de Jesus na Galiléia.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o ministério de Jesus na Galiléia.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica “No trem para Galileia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No trem para Galileia
Objetivo: Estudar sobre o ministério de Jesus na Galileia.
Material:
Nome dos 12 discípulos de Jesus: André, Pedro, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão e Judas.
Observação: Há dois Tiagos.
Procedimento:
- Falem: Jesus iniciou seu ministério na Galileia e logo ele organizou a formação de sua equipe, isto é, chamou 12 discípulos. Eles o seguiram, ajudando a Jesus no seu ministério.
- Distribuam para 12 alunos os nomes dos 12 discípulos de Jesus – um para cada.
- Vamos formar um trenzinho com os nomes dos discípulos de Jesus?
- Falem: Quero um aluno para ser o maquinista. Ele ou ela representará Jesus, que conduzirá o trem pela sala.
- Mas, onde estão os vagões?
Então, chamem o nome de cada discípulo, um de cada vez; o aluno que tiver com o nome do discípulo chamado, se levantada bem rápido e coloca as mãos no ombro do colega da frente e o trem começa a andar. Isto deve acontecer até que os 12 discípulos formem o trem.
- Depois, falem: Ele chamou os 12 e muitos outros seguidores. Nós também fomos chamados. O maquinista Jesus nos conduzirá pela Galileia.
- Agora, leiam Mt 4.23 a 25 e apresentem os fatos ocorridos na Galileia no ministério de Jesus, em companhia dos seus discípulos.
Por Sulamita Macedo.