Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem de forma objetiva sobre a corrompida Igreja Católica e também sobre os fiéis e lutadores para uma reforma da Igreja.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Os Pré-Reformadores”, alguns pessoas que batalharam e sofreram pela reforma da Igreja.
- Então, trabalhem os pontos o tema através da dinâmica “Os Pré-Reformadores”.
- Para concluir a aula, orientem os alunos para ler sobre A Reforma Protestante, durante a semana, que será assunto da próxima aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os Pré-reformadores
Objetivo: Estudar sobre algumas pessoas que lutaram pela reforma da Igreja, conhecidos como pré-reformadores.
Material:
Figuras dos pré-reformadores
Cópias do conteúdo sobre os pré-reformadores(postado abaixo)
- Perguntem: Vocês já ouviram falar em:
Os Albigenses ou Cátaros?
Os Valdenses?
João Wycliffe?
Os Lolardos e João Huss?
Jerônimo Savonarola?
À medida que vocês falarem estes nomes, escrevam ou preguem no quadro cada um destes nomes.
Aguardem as respostas. Observem o que eles falam.
- Em seguida, falem: Estes nomes referem-se as pessoas que foram pré-reformadores, isto é, lutaram pela reforma da Igreja. O tema da Reforma Protestante será assunto da próxima aula. Mas na aula de hoje vamos estudar sobre os pré-reformadores.
- Dividam a turma em 05 grupos e peçam para que:
O grupo 01 leia sobre os Albigenses ou Cátaros.
O grupo 02 leia sobre os Valdenses.
O grupo 03 leia sobre João Wycliffe.
O grupo 04 leia sobre os Lolardos e João Huss.
O grupo 05 leia sobre Jerônimo Savonarola.
O material para ser lido é um texto com outras informações além do já existente na revista.
- Estipulem um tempo para esta leitura e falem que eles vão apresentar para o os demais colegas sobre o que leram.
- Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva. Durante a apresentação, permaneçam ao lado dos alunos, observem o que estão transmitindo e acrescentem outras informações se necessário.
- Para concluir, perguntem: O que aprendemos com as atitudes dos Pré-Reformadores?
Aguardem as respostas dos alunos.
Sulamita Macedo.