
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Cheguem na EBD mais cedo que os alunos e coloquem várias figuras de relógio ou até mesmo vários tipos de relógio, ampulheta, cronometro etc para fazer a ambientação da classe para o tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o cuidado que devemos ter com o tempo.
- Iniciem o estudo do tema aplicando a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa!”.
- Depois os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada, pois dessa forma a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande para cada aluno
01 lápis grafite para cada aluno
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os alunos devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem:
O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/