Referências Bíblicas:
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11 – ARA).
Reflexão:
“Para continuar ensinando, é preciso continuar aprendendo”.
- O ensino no Antigo e no Novo Testamentos
a) No NT:
a1) “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19,20).
a2) “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4.23).
a3) “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7 – ARC).
a4) “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos” (2 Tm 4.13 – ARC).
b) No AT:
- Ensinando como Jesus:
Ao observarmos o ministério de ensino do Senhor Jesus, muito temos a aprender com o nosso Amado Mestre; encontramos no NT algumas características notáveis na maneira como o Mestre Supremo ensinava:
- Jesus com amor – “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mc 6.34).
- Jesus ensinava de modo novo e com autoridade – “Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Mc 1.27)
- Jesus ensinava as Sagradas Escrituras – Lc 24.27,44
- Jesus ensinava uma verdade nova à partir de uma verdade já conhecida do povo.
- Jesus ensinava usando uma linguagem simples, comum à Ele mesmo e àqueles que o ouviam.
- Aprendendo como os bereanos:
Ainda que a referência feita aos bereanos na Bíblia seja por demais curta, podemos extrair algumas preciosas lições do pequeno testemunho à respeito deles deixado por Lucas, em Atos, de modo que possamos seguir o seu exemplo no processo de aprendizagem:
- Eles receberam a Palavra
- Eles receberam a Palavra com toda a avidez
- Eles examinaram as Escrituras, isto é, confiram-na por si mesmos
- Eles examinaram as Escrituras com perseverança – “todos os dias” – diz a Bíblia.