CONCEITOS
PRELIMINARES:
A educação é o processo pelo qual uma pessoa se desenvolve nos seus
conhecimentos.
· Educação cristã: ensino dado especificamente sobre base cristã.
EDUCAÇÃO CRISTÃ
ORDENADA: A palavra ensinar é repetida mais de 200 vezes na Bíblia. Exemplos:
Dt 4.1,5, 6.1. Especificamente, o ensino foi ordenado por Cristo em Mt
28.19-20.
ENSINO BÍBLICO ÁS
CRIANÇAS: o ensino bíblico não deve ser ministrado somente a jovens e adultos.
Há vários exemplos bíblicos da ênfase de ensinar a criança dentro da Palavra de
Deus: Pv 22.6, Dt 6.7, Mt 19.13-14, 1 Tm 3.14-15.
BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ: Nos
primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar.
Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de
educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram
batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo.
Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino
reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada
cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por
si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois
catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças.
Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século
XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos,
ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da
idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD.
EDUCAÇÃO CRISTÃ NA
IGREJA LOCAL: A educação cristã na Igreja de sua cidade não é só
responsabilidade do Pastor. Outros oficiais locais têm esta responsabilidade,
como o Líder de Menores, Líder de Novos Convertidos, etc.. Em quase todas as
igrejas, há várias agências de ensino: Liga de Jovens, Liga do Lar (senhoras),
Escola Bíblica Dominical (EBD), Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças,
Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser
agente de evangelização e proporcionar o ensino.
O Líder de Menores é
o responsável pela supervisão da EBD. Todo nosso treinamento será dirigido para
o exercício desta supervisão, como fazê-la, como preparar e motivar
professores, como liderar formando novos líderes, enfim, nos próximos 12 meses
estaremos preparando-nos para que a EBD seja um agente eficaz da educação
cristã em nossa Igreja!
O QUE É A ESCOLA
BÍBLICA DOMINICAL (EBD)?
É o método de ensino da Bíblia,
semanalmente, visando levar o aluno a:
1) aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador
2) crescer na fé e no conhecimento bíblico
3) por em prática os ensinos bíblicos
2) crescer na fé e no conhecimento bíblico
3) por em prática os ensinos bíblicos
O QUE A EBD NÃO É:
· Um grupo de estudiosos e literatos da Bíblia
· Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã
· Uma organização paralela á Igreja, com seus próprios objetivos
· Um clube para piqueniques, passeios, esportes, etc.
· Um grupo de estudiosos e literatos da Bíblia
· Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã
· Uma organização paralela á Igreja, com seus próprios objetivos
· Um clube para piqueniques, passeios, esportes, etc.
DOIS GRUPOS DE PESSOAS IMPORTANTÍSSIMOS
NA EBD:
1) Alunos (o mais importante)
2) Professores
Nós, os líderes da EBD, estamos a serviço destes dois grupos de pessoas!
1) Alunos (o mais importante)
2) Professores
Nós, os líderes da EBD, estamos a serviço destes dois grupos de pessoas!
DUAS BASES IMPRESCINDÍVEIS DA EBD:
1) A Bíblia
2) Um intenso amor pelas almas
1) A Bíblia
2) Um intenso amor pelas almas
SETE CONDIÇÕES PARA UMA EBD IDEAL:
1) Líderes convictos que o ensino bíblico é útil (2 Tm 3.16-17)
2) Apoio do Pastor/demais líderes da igreja
3) Apoio da Congregação
4) Professores treinados e motivados
5) Local adequado para ensino
6) Um programa de ensino bíblico, regularmente ministrado
7) Priorizar o aluno
1) Líderes convictos que o ensino bíblico é útil (2 Tm 3.16-17)
2) Apoio do Pastor/demais líderes da igreja
3) Apoio da Congregação
4) Professores treinados e motivados
5) Local adequado para ensino
6) Um programa de ensino bíblico, regularmente ministrado
7) Priorizar o aluno
VISÃO DOS VERDADEIROS LÍDERES DA EBD:
1) A Bíblia é a Palavra de Deus, viva e eficaz para mudar vidas
2) Trabalhamos com pessoas (alunos e professores), elas são mais importantes do que os métodos, a disciplina, etc.
3) Somos servos, chamados por Deus para servir através da EBD
4) No domingo, estaremos presentes na EBD. Só faltaremos se estivermos doentes ou tivermos absoluta necessidade!
5) Zelo e amor. Evitaremos assumir outros compromissos que atrapalhem este ministério. Dedicaremos tempo a este ministério
6) Nosso exemplo é muito importante
7) Qualquer mérito pelo serviço bem realizado é de Cristo
1) A Bíblia é a Palavra de Deus, viva e eficaz para mudar vidas
2) Trabalhamos com pessoas (alunos e professores), elas são mais importantes do que os métodos, a disciplina, etc.
3) Somos servos, chamados por Deus para servir através da EBD
4) No domingo, estaremos presentes na EBD. Só faltaremos se estivermos doentes ou tivermos absoluta necessidade!
5) Zelo e amor. Evitaremos assumir outros compromissos que atrapalhem este ministério. Dedicaremos tempo a este ministério
6) Nosso exemplo é muito importante
7) Qualquer mérito pelo serviço bem realizado é de Cristo
RECURSOS DA EBD:
1) Professores motivados e bem
treinados
2) Um currículo bíblico
3) Materiais adequados (mapas, quadros, apostilas, etc.)
4) Uma biblioteca
5) Salas de aulas para divisão das classes por faixas etárias
2) Um currículo bíblico
3) Materiais adequados (mapas, quadros, apostilas, etc.)
4) Uma biblioteca
5) Salas de aulas para divisão das classes por faixas etárias
CLASSES DA EBD MODELAR:
Classe Idade dos alunos Número de alunos/professor
Rol do Berço 0 a 3 anos 5
Jardim da Infância 4 a 6 anos 8
Primário 7 a 9 anos 10
Júniores 10 a 12 anos 15
Adolescentes 13 a 15 anos 20
Jovens 16 a 21 anos 20
Adultos Acima de 21 anos 25
Classe Idade dos alunos Número de alunos/professor
Rol do Berço 0 a 3 anos 5
Jardim da Infância 4 a 6 anos 8
Primário 7 a 9 anos 10
Júniores 10 a 12 anos 15
Adolescentes 13 a 15 anos 20
Jovens 16 a 21 anos 20
Adultos Acima de 21 anos 25
AVALIAÇÃO DO NÚMERO DE PROFESSORES
A partir do quadro anterior, determinar a quantidade de professores mínima para uma EBD que tenha os seguintes alunos:
Idade dos alunos Número de pessoas Número professores
0 a 3 anos 6 2
4 a 6 anos 10 2
7 a 9 anos 8 1
10 a 12 anos 12 1
13 a 15 anos 7 1
16 a 21 anos 13 1
Acima de 21 anos 30 2
TOTAL 93 10
A partir do quadro anterior, determinar a quantidade de professores mínima para uma EBD que tenha os seguintes alunos:
Idade dos alunos Número de pessoas Número professores
0 a 3 anos 6 2
4 a 6 anos 10 2
7 a 9 anos 8 1
10 a 12 anos 12 1
13 a 15 anos 7 1
16 a 21 anos 13 1
Acima de 21 anos 30 2
TOTAL 93 10
EXERCÍCIO
Determine a quantidade de professores
mínima para a seguinte EBD:
Idade dos alunos Número de pessoas Número professores
0 a 3 anos 5
4 a 6 anos 15
7 a 9 anos 20
10 a 12 anos 15
13 a 15 anos 20
16 a 21 anos 25
Acima de 21 anos 49
TOTAL 149
Idade dos alunos Número de pessoas Número professores
0 a 3 anos 5
4 a 6 anos 15
7 a 9 anos 20
10 a 12 anos 15
13 a 15 anos 20
16 a 21 anos 25
Acima de 21 anos 49
TOTAL 149
TESTE DA PRIORIDADE:
Classifique de acordo com esta escala:
(5) Muito Importante (4) Importante (3) Mais ou Menos (2) Pouco Importante (1)
Nada importante
A.( ) Jogo de futebol, volei ou outro esporte qualquer
B.( ) EBD
C.( ) Louvor
D.( ) Almas
E.( ) Televisão
F.( ) Leitura
G.( ) Passeios e outros lazeres familiares
H.( ) Artes, Teatros e atividades semelhantes
Some os pontos de A, E, G e H e anote aqui: .............................
Some os pontos de B, C, D e F e anote aqui: ..............................
Se a primeira soma for maior, igual ou muito próxima a segunda, você está com problemas de prioridades!
A.( ) Jogo de futebol, volei ou outro esporte qualquer
B.( ) EBD
C.( ) Louvor
D.( ) Almas
E.( ) Televisão
F.( ) Leitura
G.( ) Passeios e outros lazeres familiares
H.( ) Artes, Teatros e atividades semelhantes
Some os pontos de A, E, G e H e anote aqui: .............................
Some os pontos de B, C, D e F e anote aqui: ..............................
Se a primeira soma for maior, igual ou muito próxima a segunda, você está com problemas de prioridades!
EXPECTATIVAS
1. O que você espera deste Curso de
Lideranças?
( ) Aprender a ser um melhor líder
( ) Organizar uma EBD na minha Igreja
( ) Trabalhar melhor para o Senhor Jesus
( ) Auxiliar as lideranças da Igreja
( ) Compartilhar experiências com outros líderes
( ) Outros.
( ) Aprender a ser um melhor líder
( ) Organizar uma EBD na minha Igreja
( ) Trabalhar melhor para o Senhor Jesus
( ) Auxiliar as lideranças da Igreja
( ) Compartilhar experiências com outros líderes
( ) Outros.
( ) Enfim, vou poder trabalhar para meu Mestre
( ) Irei aprender e praticar, sendo uma bênção para outros
( ) Vou aproveitar para relaxar na viagem, e descansar a mente
( ) Conhecendo outras pessoas, poderei fazer novas amizades
( ) A disciplina do estudo e dedicação poderá ajudar-me em outras áreas de minha vida
( ) Se o meu Pastor confiou em mim, vou honrar esta confiança
( ) Outros.
O IMPACTO DA EBD
A maioria de nós é
fruto de professores dedicados que nos ensinaram anos através da EBD. Nossa
futura geração de cristãos terá a força que ensinarmos hoje!
Leia parte do
testemunho de Linda Frederick na revista "Evangelista de Crianças"
APEC:
"Por anos
trabalho com crianças da idade de primários, ensinando-lhes que Jesus Cristo
morreu e ressuscitou por elas afim de conceder-lhes vida eterna. Mas meu ritmo
frenético de trabalho levando e trazendo crianças de ônibus, tolerando-as
durante a classe na Escola Dominical... francamente, por vezes me sinto cansada
e questiono: "Será que vale a pena todo esse esforço?" .... Quando me
sinto assim, procuro lembrar de Gálatas 6.9: "E não nos cansemos de fazer
o bem, porque a seu tempo ceifaremos...".
O verso me alenta também quando vejo as crianças se tornando adolescentes rebeldes... Ricardo foi um desses meninos que mais me cansou. ... Como poderia alcançar aquela criança? ... Neste dilema, minha mente só apontava um caminho: "Ame-o assim como é. Sem tentar mudá-lo. Ame-o." Tão logo comecei a seguir a direção do Espírito .... Naquele dia notei também que ele usava um brinco em forma de punho cerrado na orelha e ... Por um ano inteiro ele não retribuiu meu interesse... Nos 3 anos seguintes, Ricardo fez muitos progressos....Mas quando chegava o momento de tomar uma decisão por Cristo, o menino hesitava... depois desapareceu...
Quando ele já tinha 12 anos, subitamente... reapareceu... quando ele tinha 13 anos, tive uma oportunidade de falar com ele a sós...mas ele se recusou a abaixar a cabeça e orar aceitando a Cristo. Com isso, fiquei também muito desanimada. Mas o verso de Gálatas falou alto mais uma vez em minha mente... Mais alguns meses depois o professor da Escola Dominical do Ricardo me contou que ele fizera sua decisão... Na quinta feira seguinte, ao abrir o jornal, havia uma manchete chocante sobre a morte de um menino. E esse menino era o Ricardo. Ele se afogara... Ricardo estava com Cristo... O que seria dele se tivesse deixado o cansaço e a irritação tomar conta de mim? Ao entrar na casa do funeral... olhei para seu rosto. Por todos os anos que o conheci, Ricardo nunca me comunicou paz ou felicidade. Mas ali, na morte, havia paz. Depois de enxugar as lágrimas, notei seu novo brinco. Em lugar do punho cerrado havia uma cruz. Uma cruz de ouro. Vi e me regozijei!"
O verso me alenta também quando vejo as crianças se tornando adolescentes rebeldes... Ricardo foi um desses meninos que mais me cansou. ... Como poderia alcançar aquela criança? ... Neste dilema, minha mente só apontava um caminho: "Ame-o assim como é. Sem tentar mudá-lo. Ame-o." Tão logo comecei a seguir a direção do Espírito .... Naquele dia notei também que ele usava um brinco em forma de punho cerrado na orelha e ... Por um ano inteiro ele não retribuiu meu interesse... Nos 3 anos seguintes, Ricardo fez muitos progressos....Mas quando chegava o momento de tomar uma decisão por Cristo, o menino hesitava... depois desapareceu...
Quando ele já tinha 12 anos, subitamente... reapareceu... quando ele tinha 13 anos, tive uma oportunidade de falar com ele a sós...mas ele se recusou a abaixar a cabeça e orar aceitando a Cristo. Com isso, fiquei também muito desanimada. Mas o verso de Gálatas falou alto mais uma vez em minha mente... Mais alguns meses depois o professor da Escola Dominical do Ricardo me contou que ele fizera sua decisão... Na quinta feira seguinte, ao abrir o jornal, havia uma manchete chocante sobre a morte de um menino. E esse menino era o Ricardo. Ele se afogara... Ricardo estava com Cristo... O que seria dele se tivesse deixado o cansaço e a irritação tomar conta de mim? Ao entrar na casa do funeral... olhei para seu rosto. Por todos os anos que o conheci, Ricardo nunca me comunicou paz ou felicidade. Mas ali, na morte, havia paz. Depois de enxugar as lágrimas, notei seu novo brinco. Em lugar do punho cerrado havia uma cruz. Uma cruz de ouro. Vi e me regozijei!"
"Alcançar esta
geração para Jesus" é nosso lema, servos do Senhor! Não há caso perdido, o
que há é nossa limitação, que sempre será superada pela ação do Espírito Santo
(Zacarias 4.6). A EBD é o principal meio de ensino e um dos principais de
evangelização (não foi feito uma estatística, mas creio que é maior o número de
salvos veio da EBD!).
Somos chamados por Deus para esta
tarefa. Você é um líder, e juntos, iremos desempenhar esta tarefa
importantíssima. Vale a pena!
ENTUSIASMO: para
enxergar o potencial dos alunos e professores da EBD
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através da EBD
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através da EBD
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios