1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Sacrifício que agrada a Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nesse momento da aula, procurem esclarecer a razão pela qual é utilizado o vocábulo “sacrifício” no contexto da lição: o sacrifício que agrada a Deus.
Há palavras contidas na lição que os alunos precisam entender o significado: Reminiscência, Oblação e Doxologia. É interessante que todos entendam, para tanto perguntem se alguém sabe o que significa cada palavra e depois apresentem outras informações.
- Para conclusão do trimestre, apresento 04 sugestões. Utilizem pelo menos 01 delas. Vejam abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam as sugestões para a finalização do trimestre:

No início da aula, falem que há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.
02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.
03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.
04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.
Dinâmica: O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas.
3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.
6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.