Conteúdo adicional para as aulas do Maternal
Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2014
O livro de Deus - As coisas que Jesus faz
O livro de Deus - As coisas que Jesus faz
Texto Bíblico Mateus 18.10-14
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as
crianças confiem em Jesus como Bom Pastor,
e procure jamais afastar-se dEle.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a
palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “OVELHA”. Então, durante o decorrer
da aula repita a frase: “Somos ovelhinhas de Jesus.”
Para refletir
• “As ovelhas eram muito valorizadas na Palestina. No entanto, sua fragilidade
era notória. As ovelhas eram indefesas, incapazes de se defenderem. Ademais,
eram tolas e propensas a se extraviarem. Jesus nos faz lembrar de que nós,
seres humanos, compartilhamos desta última característica. Como crentes, nos
extraviamos, mas quando isso acontecer, seremos conduzidos de volta para a
companhia das ovelhas de Deus, jubilosos e sem recriminações. Dar boas-vindas
aos que se extraviaram é uma maneira de que dispomos para preservar os
pequeninos na comunidade de fé” (extraído de Guia do Leitor da Bíblia, CPAD).
• Professor, as crianças do maternal interessam-se por Deus e por isso
fazem perguntas sobre Ele. O professor não deve menosprezar ou ignorar suas
indagações, por mais estranhas ou simplórias que lhe pareçam.
Regras Práticas para os
Professores
1. Prepare cada lição por meio de um novo estudo. O conhecimento
adquirido o ano que passou necessariamente já se diluiu um pouco. Somente
novos conceitos nos levam a realizar melhores esforços.
2. Busque em suas lições analogias com fatos e princípios mais
conhecidos. Nestes, encontramos as ilustrações que tornarão a lição ainda mais
nova.
3. Estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O
que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente.
4. Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda ciência
há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o
mesmo ocorre a cada lição.
5. Busque a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor
prático da lição está fundamentado nessas relações.
6. Lembre-se de que o domínio completo de poucas coisas é melhor do que
o conhecimento superficial de muitas (extraído do livro As Sete Leis do Ensino,
CPAD).
• Atividade
Reúna seus alunos em círculo. Mostre os visuais e faça um pequeno resumo
da história. Depois faça algumas perguntas aos alunos, como por exemplo:
“Quantas ovelhas tinha o pastor?” “O que o pastor fez ao encontrar a ovelha
perdida?” “Quem é o nosso Bom Pastor?”
Fonte: http://www.editoracpad.com.br/escoladominical/